terça-feira, 6 de março de 2012

O Médico e o Monstro (1931)


Sou suspeito para falar sobre esse filme. Por ser estudante de Letras, o acaso me impele a dar mais crédito ao livro do que ao filme. Robert Louis Stevenson, escritor escocês, publicou em 1866 seu maior sucesso literário, O médico e o monstro (The strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde). A tradução traz mais evidentemente o conteúdo da história. Dr. Jekyll é um cientista à procura de provas que comprovem a existência do bem e do mal. Na falta de uma cobaia, ele faz testes em si próprio, acarretando ataques ocasionais de personalidade, em que ele se transforma no malévolo Mr. Hyde, sangrento e horroroso.

A grande conclusão desse experimento científico é que o mal, muitas vezes, não pode ser controlado. A partir do filme, atribui-se o apelido de "Jekyll & Hyde" a uma pessoa que se comporta diferentemente em diferentes situações.
Em 1931, Rouben Mamoulian dirigiu a produção de uma adaptação da obra literária. A Fredric March ficou atribuído o pesadíssimo cargo de viver a criatura de dupla personalidade. Miriam Hopkins fez as vezes da mocinha, como não podia faltar.

O trabalho ao menos foi reconhecido: March recebeu o Oscar de Melhor Ator. Nesse ano em particular houve um empate, e então também levou uma estatueta Wallace Beery, por The champ. Ainda houve outras duas indicações de menor importância. March recebeu, além disso, o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza, na Itália.


INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator: Fredric March

2. Melhor Fotografia: Karl Struss
3. Melhor Roteiro Adaptado: Percy Heath e Samuel Hoffenstein

por Darlan Nascimento

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias