segunda-feira, 19 de março de 2012

Poltergesit (1982)


O filme é dirigido por Tobe Hooper (criador do grande clássico de horror “O Massacre da Serra Elétrica”, de 1974) e tem roteiro e produção de Steven Spielberg. Em uma pequena cidade americana a família Freeling tem seu sossego ameaçado quando a filha caçula, Carol Anne, começa a falar com a televisão. Depois, estranhos acontecimentos se tornam rotineiros na casa, como móveis se mexendo e uma árvore atacando os moradores. Tudo isso não passou de um aviso para o que estaria por vir: em uma noite de tempestade, Carol Anne some repentinamente, levando a família Freeling ao confronto com forças sobrenaturais.

O diferencial do filme está no roteiro, no qual podemos notar o estilo bem peculiar do Spielberg, mostrando que a pacata cidade nunca mais será a mesma após os tais acontecimentos. E o próprio fenômeno poltergeist diferencia o filme dos demais dentre o gênero, visto que até então os grandes sucessos de filmes de terror estavam ligados a demônios e psicopatas assassinos. Outro ponto importante é que talvez todo o “mal” tenha sido provocado por um homem que só pensava em beneficio próprio e no dinheiro claro, uma grande crítica ao mundo capitalista e a sociedade da época.

Os efeitos especiais também foram muito importantes para o grande sucesso da película. A equipe da Industrial Light & Magic foram os responsáveis por dar veracidade a todos acontecimentos sobrenaturais do filme. Particularmente falando, gostei muito dos efeitos especiais, mas como não vi o filme na época, sei o quanto é difícil para os expectadores de hoje assimilarem visualmente efeitos com chroma key e ataques de bonecos. Para sentir a verdadeira essência do filme o expectador tem que ficar livre desses preconceitos tecnológicos e perceber a fraqueza do homem quando confrontado com assuntos dos quais ele não compreende. Um dos grandes clássicos do cinema no gênero terror.

INDICAÇÕES:
1. Melhores Efeitos Sonoros: Stephen Hunter Flick e Richard L. Anderson
2. Melhores Efeitos Visuais: Richard Edlund, Michael Wood e Bruce Nicholson
3. Melhor Trilha Sonora Original: Jerry Goldsmith

por Rafael Castro

2 comentários:

Luís disse...

Honestamente, eu acho esse filme bastante chato e não compreendo o porquê de as pessoas se impressionarem com ele!

Márcio Sallem disse...

E como tem gente que confunde a direção deste filme com Steven Spielberg (algo que a divulgação brasileira nunca foi muito fã em desmentir).

Mas é um ótimo filme, não tão filmaço quanto deveria e com uma dúzia de sustos que hoje parecem distantes no cinema de terror mais e mais found footaged.

diHITT - Notícias