terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - Além da Linha Vermelha


Em 1999, dois grandes filmes de guerra concorreram ao Oscar de Melhor Filme. Um deles é Além da Linha Vermelha, de Terrence Malick, que tem apenas cinco longas em sua filmografia. A história se passa durante a Batalha de Guadalcanal - que aconteceu em uma ilha do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. Diferentemente de outros filmes do gênero, "The Thin Red Line" foca mais no lado psicológico da coisa, mostrando a reação e a experiência pessoal de cada personagem.

Esse filme marcou o retorno de Terrence à direção; isso depois de 20 longos anos longe do cargo. O roteiro - também assinado por ele - foi adaptado de um livro ( que já tinha sido previamente trasportado para o cinema em 1964) de mesmo nome escrito por James Jones, que se baseou vagamente em suas próprias experiências para escreve-lo. A batalha retratada nesse livro e no filme foi a primeira grande ofensiva realizada pelos aliados após o ataque a Pearl Harbor, e é considerada muito significativa, pois foi a primeira grande vitória terrestre no conflito.

Para interpretar os personagens foi escalado um elenco de peso. Estão incluídos nos créditos os nomes de: George Clooney, Sean Penn, Nick Nolte, Woody Harrelson, James Caviezel, Adrien Brody, Ben Chaplin, John Cusack, John C. Reilly e John Travolta. E além desses, também podemos citar Billy Bob Thorton, Martin Sheen, Gary Oldman, Bill Pullman, Viggo Mortensen e Mickey Rourke, cujas as participações não resistiram ao corte final do filme.

Infelizmente não foi muito bem-sucedido nas bilheterias americanas, pois neste mesmo ano Steven Spielberg lançou O Resgate do Soldado Ryan que, além de também estar na disputa pela estatueta dourada, acabou ofuscando a produção de Terrence Malick. Porém, o longa acabou apresentando uma outra visão sobre uma guerra, e por isso - juntamente com sua fotografia e trilha sonora de primeira - acabou conquistando muitos admiradores e, ainda, as 7 indicações ao Oscar.

Perfil: Sean Penn
Sean Justin Penn nasceu numa família de artistas. O pai, Leo Penn, foi diretor de cinema. A mãe, Eillen Ryan, foi atriz. Também é irmão do ator Chris Penn, que atuou em filmes como "Cães de Aluguel" e que foi encontrado morto, em 2006.

Ficou conhecido nos anos 80 por ser casado com Madonna. No entanto, Sean provou ser mais que isso e é, apontado por muitos, como um dos mais talentosos atores de sua geração. Nomeado cinco vezes, ganhou dois Oscars: um por sua atuação em "Sobre Meninos e Lobos" e outro por "Milk - A Voz da Igualdade".

Recentemente dirigiu o belíssimo "Na Natureza Selvagem", que conta a vida de Chris McCandless, um jovem americano que deixa para trás uma "vida promissora" e ruma para o Alasca. Um primoroso trabalho que só vem confirmar o talento de Penn na direção.

Curiosidades: Você sabia que...

... Outros grandes nomes de Hollywood ficaram interessados em aparecer no filme - estão incluindos nessa lista: Robert De Niro, Kevin Costner, Tom Cruise e Brad Pitt.

... A primeira versão do filme tinha cerca de 6 horas de duração?

... Que Além da Linha Vermelha foi premiado com o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim de 1999?

Indicações:
  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Edição
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Som
  • Melhor Roteiro Adaptado
Por: Marcelo Antunes e Thiago Paulo

2 comentários:

LuEs disse...

Parabéns pelos seus excelentes textos!

;D

Anônimo disse...

Poxa, adorei o seu blog cara. Quer fazer uma parceria? meu blog é sobre cinema, dá uma olhada depois:

http://cineclube01.blogspot.com/

Se topar manda um comentário dizendo que aceita a proposta. Abrs!

diHITT - Notícias