segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Oscar 1999 - Shakespeare Apaixonado


Shakespeare Apaixonado, cujo título original é Shakespeare in Love, é um filme co-produzido pelos EUA e pelo Reino Unido, lançado em 1998. Dirigido por John Madden, essa história sobre Shakespeare ganhou grande destaque nas premiações cinematográficas, conseguindo treze indicações na cerimônia do Academy Award de 1999, no qual consquistou sete prêmios, incluindo o prêmio máximo - Melhor Filme.

O roteiro original do filme traz a história de Viola de Lesseps e William Shakespeare e se passa no ano de 1593. Ela vive inconformada com o fato de as mulheres não poderem integrar elencos de teatro, cabendo exclusivamente aos atores compor personagens que eles próprios não entendem. Ele, por sua vez, precisa criar uma nova peça de teatro, mas simplesmente está sem inspiração. Quando se conhecem, apaixonam-se à primeira vista. Vestida como homem, Viola é escolhida para interpretar Romeu na peça de Shakespeare, que a princípio não sabe que a amada está tão próxima dele. Várias situações interferem no relacionamento deles, principalmente o futuro casamento dela sob o consentimento da Rainha Elizabeth e o perigo que representa o noivo de Viola.

Tal obra divide os espectadores. Alguns consideram um erro premiá-lo com o Oscar de Melhor Filme, considerando outros filmes importantes, como O Resgate do Soldado Ryan e A Vida é Bela. No entanto, o grande divisor de opiniões cabe à premiação de Melhor Atriz, que foi a Gwyneth Paltrow, por seu papel como lead actress. Muitos consideram que Viola De Lesseps tenha sido a sua melhor performance, outros crêem que não houve destaque na interpretação de Paltrow. É quase consenso que o prêmio daquela categoria não deveria ter ido pra ela. Dentre os atores, além de Paltrow, outros dois foram indicados: Geoffrey Rush e Judi Dench, sendo que esta também recebeu o prêmio pela sua participação como supporting actress.

Perfil: Gwyneth Paltrow

Filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner, Gwyneth Kate Paltrow nasceu em Los Angeles em 27 de Setembro de 1972. Já foi namorada de Brad Pitt e Robert San Leonard, mas atualmente é casada com Chris Martin (Vocalista da banda Coldplay) com quem tem dois filhos - Apple Blythe Alison Martin e Moses Bruce Anthony Martin.

A atriz estreou no cinema em Shout e no filme Hook - A Volta do Capitão Gancho em 1991, onde interpretou a jovem Wendy. Oito anos depois, foi indicada e levou o Oscar de Melhor Atriz por Shakespeare Apaixonado - filme comentado acima. Entre esse dois trabalhos, esteve em muitos filmes, destacando: Seven em 1995, Hard Eight (do diretor Paul Thomas Anderson) e Emma em 1996. Além de levar o Oscar em 1999, ganhou também o Globo de Ouro e o SAG Wards e uma indicação ao BAFTA e MTV Movie Awards, todas pelo papel em Shakespeare In Love.

Seu trabalho mais recente foi Amantes, ao lado de Joaquin Phoenix. Em 2010 continua como Virginia "Pepper" Potts na sequência de Homem de Ferro, previsto para estrear em Março.

Curiosidades: Você sabia que...

... Winona Ryder, Meg Ryan, Julia Roberts, Jodie Foster, e Daniel Day-Lewis foram cotados para interpretar os personagens principais do filme?

... Depois do sucesso de Titanic, Kate Winslet recusou trabalhar no filme?

... Judi Dench recebeu um Oscar por uma participação de apenas 8 minutos?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Filme
  • Melhor Direção - John Madden
  • Melhor Atriz - Gwyneth Paltrow
  • Melhor Ator Coadjuvante - Geoffrey Rush
  • Melhor Atriz Coadjuvante - Judi Dench
  • Melhor Roteiro Original - Tom Stoppard, Marc Norman
  • Melhor Figurino
  • Melhor Maquiagem
  • Melhor Montagem
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Som
  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Trilha Sonora - Comédia/Musical
Por: Luís Adriano e Thiago Paulo

3 comentários:

Mirella Machado disse...

Eu não sei se acho justo, pois nunca vi.Mas meu irmão já me falou muito desse, diz ele ser um péssimo filme e tals

Mas acho que com Julia Roberts seria melhor, ela tem uma cara mais romântinca. Porém, acho que melhor filme não merecia, sendo que os outro que concorreram com ele eram ótimos

Guilherme Bayara disse...

Também não assisti o filme ainda.
Os outros concorrentes eram fatásticos, mas concordando ou não, a academia teve seus motivos pra declarar este o vencedor.

Unknown disse...

Oi Thiago, só agora vi com séculos de atraso seu e-mail me indicando este blog, risos. Parabéns a vc e a toda equipe, mto legal o projeto. Eu mesma, discordo mtas vezes da premiação do Oscar. Mas qto a este filme não posso falar, acredita que não o vi? Agora, realmente vi mtos críticos especializados comentarem que este filme não merecia o prêmio de melhor filme. Desde já, tornei-me seguidora do blog e depois com mais tempo, comento sobre este e outros filmes a serem citados ok? Mais uma vez, parabéns, a equipe!

diHITT - Notícias