quinta-feira, 22 de março de 2012

Drácula de Bram Stoker (1992)



Não é de hoje que os vampiros estão na moda. Desde sempre eles marcam presença nas telonas do cinema. O grande diferencial nisso tudo é que antes os filmes não eram tão voltados ao público adolescentes, ou seja, eles eram o mais fiel possível à mitologia vampiresca. O tema ainda não estava tão banalizado, tanto que até mesmo diretores consagrados acabaram se envolvendo em projetos vampirescos, como é o caso do mestre Francis Ford Coppola e o seu sombrio “Drácula de Bram Stoker”, que recebeu várias indicações ao Oscar em 1993.

O filme é uma adaptação de Drácula, romance escrito por Bram Stoker em 1897, que é considerado um dos contos mais influentes do gênero.  Um clássico da literatura que, além deste filme, recebeu várias adaptações, inclusive para o teatro.

Estrelado por Gary Oldman, Keanu Reeves, Winona Ryder, Antony Hopkins e Monica Bellucci; “Drácula de Bram Stoker” nos transporta para o século XV e, em meio a um clima gótico, conta a história de Vlad Tepes, um príncipe guerreiro romeno, que após a morte da esposa renega a Igreja. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste é a reencarnação da sua amada. Deste modo, deixa-o preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Todas as indicações que o filme recebeu no Oscar foram merecidas, principalmente as de Maquiagem (vide imagem) e Figuro. Porém, mesmo assim, ainda acho que o filme merecia um pouco mais de destaque na cerimônia, com pelo menos uma indicação para Gary Oldman. O ator britânico entrega nessa obra uma das melhores atuações de sua carreira.

Enfim, Drácula de Bram Stoker é um dos filmes de vampiros que realmente faz jus ao tema, apresentando um personagem que causa medo, que, a meu ver, é fundamental em um filme do gênero.

INDICAÇÕES (3 vitórias):
1. Melhor Figurino: Eiko Ishioka (venceu)
2. Melhores Efeitos Sonoros: Tom C. McCarthy e David E. Stone (venceu)
3. Melhor Direção de Arte: Thomas E. Sanders e Garrett Lewis
4. Melhor Maquiagem: Greg Cannon, Michele Burke e Matthew W. Mungle (venceu)
 
 
Por Thiago Paulo

4 comentários:

Levi Ventura disse...

Filme chato e tosco. Não gostei. Até hoje não sei direito o final porque eu dormi.

Levi Ventura

Márcio Sallem disse...

Concordo, mas convenhamos: Keanu Reeves é um zeraço a esquerda.

Lira disse...

Gostei muito do filme, uma adaptação digna da obra literária.

Anônimo disse...

Acho o filme lindo... muito bem elaborado... com o galã Gary Oldman que representou com supremacia um lado obscuro de vampiro e, ao mesmo tempo, muito sedutor.. Amo ele!!!

diHITT - Notícias