sexta-feira, 9 de março de 2012

Os Pássaros (1963)


O que um pássaro já fez contra você? Talvez tenha defecado enquanto você passeava com sua roupa nova pela rua? Quem sabe tenha roubado seu lanche num piquenique no parque? Mas o que você diria de ser atacado por centena deles sem motivo aparente? E ainda mais, se a sua cidade ficasse infestada e sofresse ataques constantes de milhares deles?

É isso que ocorre em “Os Pássaros” (1963), do aclamado Alfred Hitchcock. O filme acompanha a socialite Melanie Daniels (Tippi Hedren) que vai de San Francisco até o pequeno povoado de Bodega Bay para dar o troco em uma brincadeira que o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) pregou nela. Assim ela conhece a família de Mitch e a pequena cidade.

Ela foi convencida por Mitch a permanecer na cidade durante o fim de semana, mas foi o momento errado que ela escolheu para ficar. Pássaros começaram a infestar a cidade e atacar moradores. A princípio alguns não queriam acreditar na revolta dos animais até serem eles mesmos atacados, deixando assim uma deixa para toda a excelente seqüência da conversa no bar, em que Melanie e Mitch tentavam explicar que o ataque dos pássaros era real, e o ataque que seguiu provando a todos que o que ouviram no bar era verdade.

Aliás uma das coisas que enriquecem o filme são as excelentes seqüências. Sem falar é claro de excelentes atuações, dentre as quais destaco a de Jessica Tandy que interpretou Lydia, a mãe de Mitch, e a excelente direção que me fez em alguns momentos levantar do sofá e bater palmas lentas. Confesso, porém, que fiquei frustrado com o final: embora tenha me deixado um pouco tenso, esperava mais.

INDICAÇÃO:
- Melhores Efeitos Visuais: Ub Iwerks

por Levi Ventura

Um comentário:

Rodrigo Mendes disse...

Olá Equipe UOPM como vão?
Obrigado pela visita.

Recomendo "Bananas" é um Woody Allen descontraído e muito divertido. Um bela comédia visual.

"Os Pássaros" foi um dos filmes mais difíceis do Hitchcock, mas ele soube solucionar os problemas com maestria (teve exímios colaboradores como Ub Iwerks, aliás deveria ter ganho, né?). A Ausência da trilha musical só funciona neste filme, incrível. Clássico absoluto.

Gostariam de fazer uma parceria?
Me escrevam.

Seguindo vcs!

Abraços.

diHITT - Notícias