sábado, 17 de março de 2012

A Profecia (1976)



Filmes sobre exorcismo e crianças diabólicas não faltam. Só nessa lista de filmes de terror com indicações ao Oscar temos uns três exemplos. Esse tema ainda leva muitas pessoas ao cinema e por isso continua marcando presença, e não importa se o filme vele o ingresso ou não. Quando falamos sobre o tema, o primeiro filme que nos vem em mente é “O Exorcista” (1973). Porém temos outros títulos que também são importantes, como é o caso de “A Profecia”, lançado em 1976 e que até hoje consegue assustar quem assiste.

Dirigido por Richard Donner (“Os Goonies”, 1985), o filme conta a história do casal Kathy (Lee Remick) e Robert Thron (Gregory Peck). Quando o bebê de Kathy nasce morto, Robert decide protegê-la da verdade e substitui seu filho por um órfão, desconhecendo as origens satânicas da criança. O horror se inicia no quinto aniversário de Damien, quando sua babá comete um dramático suicídio. Logo a seguir, um padre que tentava avisar o pai de Damien é morto em um estranho acidente. Aos poucos, Robert percebe que seu filho é o Anticristo e percebe que precisa matar o menino para impedir que uma terrível profecia se cumpra.

“A Profecia” recebeu uma indicação na 49° edição do Oscar por sua trilha sonora, que, composta por Jerry Goldsmith , é um dos grandes destaques do longa. As canções, líricas e compostas por um coral, são fundamentais para causar medo e tensão durante a exibição do filme. Portanto, indicação e prêmio mais do que merecido. (OUVIR TRILHA SONORA)

Outro grande destaque é a atuação de Gregory Peck, que impressiona, principalmente na cena na qual o personagem descobre que sua esposa Kathy morreu. Não sou fã do ator, mas nessa cena ele realmente conseguiu me emocionar.  Um pouco antes dessa cena, temos a seqüência do cemitério, que, em minha opinião, é a melhor de todo o filme. O que chama atenção é o cuidado que a direção de arte teve com o cenário, que junto com o clima tenso nos deixa apreensivos pelo que pode acontecer aos personagens naquele momento.

Como já foi dito antes, este é um tema que faz sucesso. Por isso o filme “A Profecia” teve várias continuação, e ainda um remake lançado em 2006. Com todas essas opções, o ideal é filtrar e ver só o que realmente fez e faz alguma diferença, como é o caso dessa primeira versão do filme.
INDICAÇÃO:
-Melhor Trilha Sonora: Jerry Goldsmith
por Thiago Paulo 

3 comentários:

Rafael disse...

belo filme...pra mim um do melhores dessa nossa analise!

Anônimo disse...

Esse filme é um dos melhores que ja vi e um dos mais inteligentes de todos os tempos, o clima diabólico do filme é sensacional e realmente meche com a gente, ja assisti todos, e uma vez eu fiz uma sessão, assistindo os 3 filmes de uma vez, confesso que eu fiquei meio esquisito depois.

Anônimo disse...

Bom dia !
Gostaria onde eu econtro este filme na primeira versão pra comprar ou para baixar.
Obrigada

diHITT - Notícias