segunda-feira, 9 de abril de 2012

Oscar 2002 - Amnésia


Amnésia (Memento, 2001)
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
Elenco:  Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano, Mark Boone Jr., Jorja Fox

Dirigido e roteirizado por Christopher Nolan, um dos diretores mais badalados da atualidade, “Amnésia” é um filme independente que conseguiu chamar a atenção de críticos e cinéfilos com sua narrativa não-linear, se tornando assim um sucesso de público levando mais de 300.000 telespectadores aos cinemas.

Como já foi dito, “Amnésia” apresenta não-linearidade em sua estrutura narrativa, que é dividida em duas linhas de tempo: as em preto e branco – que estão em ordem cronológica – e as coloridas – que são mostradas de trás para frente. 

Na trama conhecemos Leonard Shelby, um cara que busca desesperadamente o estuprador e assassino de sua esposa. O problema é que Shelby sofre de amnésia anterógrada, ou seja, ele não se lembra de eventos recentes. Isso dificulta muito sua investigação, afinal, nunca sabe em quem confiar ou acreditar. Para facilitar sua vida ele tira fotos, faz anotações e tatua em seu corpo tudo que é importante para sua busca. Acontece que nem sempre isso funciona, deixando Shelby à mercê da sorte e causando a maior confusão em sua vida.

O filme recebeu duas merecidas indicações ao Oscar nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Infelizmente, e injustamente, saiu sem nenhuma delas. Pelo menos a estatueta por Melhor Edição era pra ser de Memento, pois temos aqui uma das melhores edições já vistas em um filme. Digamos que assistir “Amnésia” é uma experiência única, a cada seqüência do filme você é surpreendido. Poucos filmes conseguem isso.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Roteiro Original: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
2. Melhor Edição: Dody Dorn

por Thiago Paulo


Nenhum comentário:

diHITT - Notícias