domingo, 1 de abril de 2012

Oscar 2002 - Abertura




No dia 24 de Março de 2002 foi realizada a 74° edição de premiação do Oscar. Foi marcada como a primeira premiação do Oscar a ser feita após os ataques de 11 de Setembro, tanto que durante a premiação em vários momentos foi lembrado o atentado incluindo um minuto de silêncio. A apresentação nessa feita foi da atriz Whoopi Goldberg. A edição foi a última, até o momento, a durar mais que 4 horas (cerca de 4 horas e 23 minutos).

A edição também foi marcada como uma noite do orgulho negro. Além da apresentadora ter sido Whoopi Goldberg, que fez diversos comentários raciais, também recebeu um Oscar de homenagem o ator Sidney Poitier; a atriz Halle Berry, venceu na categoria Melhor Atriz, tornando-se a primeira atriz negra a ganhar um Oscar nessa categoria; e como Melhor Ator, Denzel Washington foi vencedor numa categoria não premiava um ator negro desde 1963, fazendo com que Washington, em 2002, fosse apenas o segundo negro sagrado o melhor ator.

O prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção foram para o filme “Uma Mente Brilhante” que empatou com 4 premiações junto a “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. O filme “Terra de Ninguém” surpreendeu ao levar a premiação de Melhor Filme Estrangeiro, já que a campanha montada em Hollywood era para o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

Outro que surpreendeu foi o cineasta Woody Allen, que é conhecido por não aparecer nas premiações do Oscar. Dessa vez fez diferente e compareceu à cerimônia de entrega.

por Levi Ventura


Um comentário:

Luís disse...

Sem conhecer todos os filmes indicados e vencedores em 2002, já trago comigo a sensação de que a Academia tentou prestar um tributo aos negros, que foram por muitos anos deixados de lado. Digo deixados de lado, porque realmente não acredito que 70 anos eram necessários para que uma atriz negra realmente se sagrasse a melhor - acredito que houve muitas igualmente boas que não forams equer indicadas antes.

Mas, vamos acompanhar para ver...

diHITT - Notícias