terça-feira, 24 de abril de 2012

Oscar 2002 - Entre Quatro Paredes



Entre Quatro Paredes (In the Bedroom, 2001)
Direção: Todd Field
Roteiro: Todd Field e Robert Festinger
Elenco: Sissy Spacek, Tom Wilkinson, Marisa Tomei, Nick Sthal, William Mapother

Drama familiar forte e denso. A direção arrastada de Todd Field deixa o ambiente bem real e valoriza o amadurecimento dos personagens da trama. O elenco de qualidade também aumenta a veracidade e se torna um dos trunfos do filme.

Frank Fowler (Nick Stahl) é um jovem que aguarda o término do verão para engressar na faculdade e nos tempos livres ele dedica-se a pescaria de lagosta e ao relacionamento com Natalie Strout (Marisa Tomei), uma belíssima mulher que é dez anos mais velha do que ele. Mas, Natalie é separada do marido, Richard Strout (William Mapother); porém o divórcio ainda não foi consumado o que acaba gerando alguns conflitos entre eles. Os pais de Frank, Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico, e Ruth Fowler (Sissy Spacek), uma professora de música que comanda um coral, ficam apreensivos com o relacionamento que pode prejudicar o futuro de seu filho. As coisas começam a se complicar, pois, Richard não aceita o relacionamento de Natalie com Frank, o que trará conseqüências trágicas para os Fowler.

O filme traz grandes atuações, destaque para o  trio Tom Wilkinson, Sissy Spacek e Marisa Tomei que concorrem ao Oscar. O enredo do filme, vindo de um conto de Andre Dubus chamado Killings, resultou numa trama lenta que enfoca toda a dor das personagens ante os acontecimentos que o cercam a partir de um acontecimento repentino e desastroso; indo mais além, a trama nos faz questionar o nosso senso de justiça, bem como põe em questionamento o sentimento que compreendemos como “paz interior” – o que é necessário para fazer para conseguir justiça e se sentir em paz?

CURIOSIDADES

- Havia uma cena na qual Ruth e Matt assistiam ao filme “Barry Lyndon” (1975). Essa cena, que acabou cortada na edição final, era uma homenagem do diretor a Stanley Kubrik, com quem ele havia trabalhado anteriormente em “De Olhos Bem Fechados” (1999).

- A cena em que Sissy Spacek dá um tapa em Marisa Tomei foi gravada 15 vezes, sendo a primeira delas a que foi usada na versão final.

- A decoração da casa de Ruth e Matt Fowler foi feita por Sissy Spacek.


PERFIL: TOM WILKINSON
Tom Wilkinson é um ator britânico que foi duas vezes nomeado para um Oscar, a primeira por seu papel em In the Bedroom (2001) e a segunda pela sua atuação em Michael Clayton (2007), não tendo ainda saído vitorioso. Em 2009, ele ganhou um Globo de Ouro e prêmios Primetime Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para John Adams (2008) e tem também um prêmio BAFTA pela sua participação como ator coadjuvante no filme The Full Monty (1998).

Wilkinson nasceu em Leeds, Inglaterra, filho de Thomas Wilkinson, um fazendeiro. Com a idade de quatro anos, ele se mudou com sua família para o Canadá, onde viveram por vários anos antes de retornar para a Inglaterra. Wilkinson se formou na Universidade de Kent, onde foi membro da T24 Drama Society (então chamado UKCD) e freqüentou a Academia Real de Arte Dramática. Wilkinson atualmente vive no norte de Londres com sua esposa, a atriz Diana Hardcastle, e suas duas filhas, Alice e Mollie.

INDICAÇÕES:
1. Melhor Filme: Todd Field, Ross Katz e Graham Leader
2. Melhor Ator: Tom Wilkinson
3. Melhor Atriz: Sissy Spacek
4. Melhor Atriz Coadjuvante: Marisa Tomei
5. Melhor Roteiro Adaptado: Todd Field e Robert Festinger

por Rafael Castro

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias