sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oscar 2002 - Os Excêntricos Tenenbaums


Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, 2001)
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e Owen Wilson
Elenco: Gene Hackman, Anjelica Houston, Gwyneth Paltrow, Owen Wilson, Luke Winson, Ben Stiller, Bill Murray, Danny Glover

Toda família tem as suas particularidades e a família Tenenbaum é, a seu modo, bastante peculiar. Talvez, bem mais peculiar que as outras famílias. Os filhos – três no total, sendo uma adotiva –, todos na adolescência, trilharam caminhos bem diferentes: Chas investiu na bolsa, Margot se tornou dramaturga e Richie jogou tênis. Anos depois, a morte da esposa, Chas se tornou neurótico; Margot, em sete anos, não conseguiu concluir sua única peça; Richie, num jogo de tênis, começou a chorar e perdeu o título. Ademais, já em idade adulta, os três voltam ao convívio familiar na casa dos pais, separados já, mas que devido à doença terminal do pai se reúnem novamente.

O roteiro tem uma estrutura bastante diferenciada – trata-se de uma narrativa inserida na narrativa, tanto é que vemos a história escrita num livro e, a partir disso, ser contada ao espectador por um narrador que conta a trajetória da família, desde a infância dos personagens principais até a idade adulta, na qual eles estão exponencialmente mais perturbados. A história se divide entre os três filhos e ainda acrescenta os problemas vividos pela mãe, Ethel, que está num novo relacionamento depois de anos separada do esposo, e também de Royal, o pai, que está morrendo e tentando se reconciliar com o filho.

Interessante notar que três atores do elenco já haviam conquistado prêmios da Academia (Hackman, em 1972 e em 1993; Houston, 1986; e Paltrow em 1999) e também, na cerimônia de 2002, Owen Wilson foi indicado como co-roteirista dessa história. Citando Wilson, cabe comentar que ele atua nessa obra com seu irmão, Luke, interpretando, curiosamente, o melhor amigo dele. Acredito que a fotografia do filme também seja algo a se destacar, ainda que não tenha recebido indicações nessa categoria.

INDICAÇÃO:
- Melhor Roteiro Original: Wes Anderson e Owen Wilson

por Luís Adriano de Lima

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias