terça-feira, 3 de abril de 2012

Oscar 2002 - Falcão Negro em Perigo


Black Hawk Dawn (Falcão Negro em Perigo, 2001)
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Ken Nolan
Elenco: Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore, Eric Bana, William Fichter

“Falcão Negro em Perigo” (2001) trata-se de um filme de guerra baseado em fatos reais, com grande elenco e direção de Ridley Scott. A história se passa na Somália durante o ano de 1993, mais exatamente no mês de outubro, quando ocorria no país uma guerra civil em que um grande líder local impedia a chegada de comida e ajuda humanitária a fim de que seus inimigos ficassem enfraquecidos. Os Estados Unidos enviaram um contingente de soldados do exército americano a fim de desestabilizar o governo da Somália.

Após mostrar a situação em que o país se encontrava, conhecemos um pouco os soldados presentes e envolvidos, suas histórias, suas personalidades, suas vontades. Surge então a oportunidade que muitos deles esperavam: ir a campo. Um informante passou os dados sobre o local em que haveria uma reunião com pessoas influentes incluindo o líder que o exército tinha interesse de capturar.

Uma missão teoricamente simples, ir até o edifício onde iria acontecer a reunião, render e prender todos os suspeitos, coisa de 30 a 45 minutos. Mas eles não contavam com tantos contratempos que ocorreriam. Uma quantidade inimaginável de inimigos, vindo de todos os lugares, de todas as esquinas, helicópteros caindo, e soldados morrendo. O que era uma “simples missão” resultou no mais completo caos pelas ruas locais. Várias equipes reféns esperando o resgate chegar. Está montado o enredo do filme.

O filme é meio confuso, muito personagem, várias equipes, muita gente, muito barulho. Mas também estamos falando de guerra, o que esperar? Me surpreendi um pouco com a presença de Ewan McGregor e do Ty Burrell, não conseguia vê-los nesses papéis.

INDICAÇÕES (2 vitórias):
1. Melhor Diretor: Ridley Scott
2. Melhor Edição: Pietro Scalia (venceu)
3. Melhor Som: Michael Minkler, Myron Nettinga e Chris Munro (venceu)
4. Melhor Fotografia: Slawomir Idziak

por Levi Ventura

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias