sábado, 7 de abril de 2012

Oscar 2002 - Melhor Ator / Melhor Atriz



Como já foi citado no texto de abertura do mês, essa edição do Oscar foi de certa forma marcada como um noite do orgulho negro. Um dos motivos são os vencedores das categorias Melhor Atriz (a ser analisada abaixo pelo Luís) e Melhor Ator, que teve como vencedor o ator Denzel Washington por sua atuação no filme “Dia de Treinamento”.

Mas tem que se dizer que a concorrência estava pesada para o Denzel. Foram também indicados na categoria o ator Sean Penn por “Uma Lição de Amor”, Tom Wilkinson por “Entre Quatro Paredes”, Russell Crowe por “Uma Mente Brilhante” e Will Smith por “Ali”. Dentre os indicados, Denzel Washington era veterano já com quatro indicações anterior e uma vitória por “Tempo de Glória” (1989) – a quinta indicação de Washington o torna o ator negro mais indicado ao Oscar. E Russel Crowe também fez algo marcante: conquistou sua terceira indicação consecutiva (foi indicado em 2000 pelo filme “O Informante”; venceu em 2001 por sua interpretação em “Gladiador”).

O Luís comentou no post de abertura: “Sem conhecer todos os filmes indicados e vencedores em 2002, já trago comigo a sensação de que a Academia tentou prestar um tributo aos negros, que foram por muitos anos deixados de lado...” Essa ideia pode ser realmente válida sendo que no caso da categoria de melhor ator a academia não premiava um ator negro desde 1964, quando Sidney Poitier venceu na mesma categoria por “Uma Voz nas Sombras”.

Pode-se enxergar a lista de indicados como uma lista bem equilibrada, nomes de pesos em trabalhos marcantes. Aliás, lista de indicados equilibrada como a maioria das categorias dessa edição. A questão que deixo é: Denzel Washington mereceu mesmo, mais que os outros indicados, levar o prêmio, ou foi apenas uma oportunidade que a academia aproveitou pra prestar esse “tributo”?

por Levi Ventura


Não se pode começar a falar sobre a septuagésima quarta cerimônia do Oscar sem nos esquecermos de um nome fundamental: Halle Berry. Não apenas porque ela venceu na categoria Melhor Atriz, mas porque ela se tornou a primeira atriz negra a vencer nessa categoria. Se sua vitória foi justa ou não, pouco importou à platéia, que ficou extasiada e a aplaudiu em pé por longos minutos – sua vitória, a tempo, rendeu um dos melhores discursos do Oscar, homenageando atrizes negras que tiveram a mesma chance que ela e outras tantas jamais nominadas.

Até o momento, trata-se da primeira e única indicação a Halle Berry, que anos depois receberia o inverso do Oscar – o Razzie Award por sua interpretação no longa-metragem “Mulher-Gato” (2005). A acompanhá-la como “iniciantes” em indicações ao Oscar, estavam Nicole Kidman e Renée Zellweger, que seriam ainda indicadas outras duas vezes, sendo uma delas já no ano seguinte e na mesma categoria, concorrendo mais uma vez. A atriz australiana conquistou a única indicação em categoria de atuação do filme “Moulin Rouge – Amor em Vermelho”, no qual interpreta uma cortesã que deveria se entregar a um duque muito rico, mas que acaba envolvida com um escritor de teatro, gerando confusões desastrosas. Já a atriz texana Renée Zellweger conquistou sua indicação por uma personagem que dificilmente cairia nas graças da Academia: a gordinha desajeitada Bridget Jones, no filme “O Diário de Bridget Jones”, pelo qual Zellweger teve que engordar 14 quilos.

Já as outras duas atrizes que completavam a categoria já eram veteranas em indicações: Judi Dench, aos 67 anos, recebia sua quarta indicação num período de cinco anos, e Sissy Spacek, aos 53 anos, recebeu sua sexta indicação e todos esperavam que sua indicação implicasse um verdadeiro come-back da atriz, que estava meio esquecida. Respectivamente, receberam suas indicações pelas personagens Iris Murdoch, na obra “Iris, e Ruth Fowler, em “Entre Quatro Paredes”

Notadamente são personagens bastantes distintas em filmes igualmente distintos, seja no gênero ou na abordagem: Sissy Spacek num drama ontológico, Halle Berry num drama social, Nicole Kidman numa tragicomédia musical, Renée Zellweger numa comédia romântica e, por fim, Judi Dench numa biografia que marcou outra curiosidade interessante quanto às indicações: trata-se apenas da segunda – e até então última vez – na qual duas atrizes (Judi Dech e Kate Winslet) receberam indicações por interpretarem a mesma personagem (Irisi Murdoch) no mesmo filme. Havendo diversidade de interpretações, creio que houve dificuldade para os votantes em escolher aquela que eles queriam vencedora da noite – e Halle Berry levou a melhor.
 

por Luís Adriano

Denzel Washigton e Halle Berry marcam a primeira vez em que ambos os intérpretes na categoria de Melhor Ator e Melhor Atriz são negros. Um belíssimo discurso de Berry marca a primeira vitória de uma atriz negra na cateogira e, na mesma noite, Washington  se torna o ator negro com mais nominações no Oscar. 

Um comentário:

Luís disse...

Particularmente, gosto bastante da interpretação de Halle Berry em "A Última Ceia" e, mais do que isso, acho que o sue discurso tem poder emocional e social muito grande! Quanto a Washington, ainda não conferi o filme pelo qual ele conquistou seu Oscar de Melhor Ator, mas vou fazê-lo logo.

diHITT - Notícias