quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oscar 1952 - A Morte do Caixeiro-Viajante / The Mating Season


A história do filme é baseada na peça teatral escrita por Artur Miller (importante dramaturgo americano que também criou “As Bruxas de Salem” (1953) e foi casado com Marilyn Monroe). O filme dirigido pelo húngaro László Benedek conta a história do caixeiro-viajante Willy Loman (Fredric March, indicado como Melhor Ator), que convive com fracassos e, mesmo contando com ajuda de sua esposa, ele se vê mergulhado em devaneios tentando descobrir onde errou.
Willy viveu muitos anos de sua vida envolvidos com viagens de negócios notadamente infrutíferas, mas sempre acreditando que poderia ter uma vida de riquezas junto com sua família. Entretanto o país passou por mudanças econômicas  e sociais que acarretaram na escassez de clientes  dificultando cada vez mais o trabalho.

O personagem vivido por Fredric March (Vencedor por “Dr. Jekyll and Mr. Hyde”, 1932 e por “O Melhor Ano de Nossas Vidas”, de 1947) fica ainda mais deprimido ao perceber que seus filhos não têm um futuro promissor como ele havia imaginado o que traz consequências drásticas para sua família, principalmente porque Loman simplesmente não consegue enxergar o modo como está alienadamente inserido no american way of life, tendendo assim às desilusões que o põem depressivo.
O filme traz uma critica forte ao capitalismo e a fragilidade econômica do país na época correlacionando bem as fantasias de um novo estilo de vida às expectativas do capitalismo desmedido de meados do século XX. Indicado a cinco categorias ficaram sem levantar nenhuma estatueta nessa cerimônia. 
INDICAÇÕES:
1. Melhor Ator: Fredric March
2. Melhor Ator Coadjuvante: Kevin McCarthy
3. Melhor Atriz Coadjuvante: Mildred Dunnock
4. Melhor Fotografia PB: Franz Planer
5. Melhor Trilha Sonora: Alex North

por Rafael Castro

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias