terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Oscar 1952: Opiniões (parte 3)

Marlon Brando em Uma Rua Chamada Pecado

Sempre digo que gosto de musicais, e gosto mesmo, mas tem alguns que conseguem ser muitos cansativos. E é esse o caso de Sinfonia de Paris, grande vencedor da estatueta dourada em 1952. Assistindo ao filme não conseguia parar de pensar no porque de ter conseguido essa proeza. Não estou dizendo que Sinfonia em Paris é de todo ruim, porque é claro que o filme tem seus méritos, afinal, temos Gene Kelly em cena. Mas tínhamos outros dois indicados que são infinitamente superiores ao filme dirigido por Vincente Minnelli.

Um Lugar ao Sol e Uma Rua Chamada Pecado foram os grandes filmes da noite, e disputaram, na minha concepção da cerimonia, o premio principal. São dois filmes que surpreendem, tanto pela sua trama como pelos seus outros elementos, principalmente direção e atuação. Dentre os dois o que mais gostei mesmo Um Lugar ao Sol e o considero meu favorito da edição.

A maior disputa da noite mesmo foi nas categorias de atuação. Só atores e atrizes feras, que mereceram suas indicações. Na categoria de Melhor ator tivemos Humprey Bogart, Marlon Brando e Montgomery Clift disputando o prêmio. Apesar de estar muito bem em Uma Aventura na África, Bogart ganhou o Oscar mais pela sua carreira (afinal, ali pareceu ser o momento certo para isso), pois Marlon Brando era quem merecia mais. Ele nos apresenta um dos maiores desempenho que o cinema já viu, que com certeza entrou para história da sétima arte.

Na categoria Melhor Atriz não poderia, de maneira alguma, ser diferente. Temos grandes atuações, mas nenhuma merecia mais que Vivien Leight, que nos deixa de boca aberta com sua atuação quase teatral em Uma Rua Chamada Pecado. Imagine se ela não tivesse ganhado esse Oscar? Seria uma das maiores injustiças, claro. Pelo menos de vez em quando o prêmio precisa ser entregue para a pessoa certa.

É isso, um ano com grandes indicados que valem a pena assistir e conhecer. Até Março, que promete ser diferente de todos os outros meses de Um Oscar por Mês.

por Thiago Paulo

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias