terça-feira, 10 de abril de 2012

Oscar 2002 - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001)
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens
Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Cate Blanchett, Sean Astin, Sean Bean, Orlando Bloom, Sala Baker, Ian Holm, Christopher Lee, Liv Tyler, Billy Boyd, Viggo Mortensen, Hugo Weaving,

Em 2001 é lançado o primeiro filme da trilogia épica que divide opiniões: “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel”. O longa-metragem é a adaptação do livro de mesmo nome escrito por J. R. R. Tolkien entre 1937 e 1949, sendo lançado o primeiro volume em 1954. O filme dirigido por Peter Jackson conta também com um elenco incrível!

Nesse primeiro filme da trilogia, somos apresentados ao hobbit Frodo, que recebe de seu tio um anel e, com ele, a missão de destruí-lo, contando com a ajuda de dois homens, um elfo, um anão, um mago e outros três hobbits. Com o passar das cenas, somos envolvidos pela esfera mítica e fantástica em que se desenvolve a história.

Atuações exemplares, personagens marcantes, relações icônicas. O filme estende-se um pouco devido a necessidade de apresentar fatos importantes que estavam acontecendo na Terra Média e que eram imprescindíveis para a compreensão da trama, o que provocou certas desaprovações. Além de ser inegavelmente o início de uma das mais famosas sagas do cinema, é um filme que entretém com grande qualidade técnica, e precisa ser verificado principalmente pelos apaixonados por fantasia.



CURIOSIDADES:
- Aragorn não seria originalmente interpretado por Viggo Mortensen. Inclusive, o ator Stuart Towmsend já estava gravando há quatro dias quando o diretor Peter Jackson concluiu que ele era novo demais para o personagem.

- New Line insistiu para que o prólogo do filme tivesse, pelo menos, dois minutos. Peter Jackson o fez ter sete minutos e meio.

- Os familiares de Tolkien fizeram extrema oposição à adaptação dos livros, não podiam fazer nada, já que o autor havia vendido os direitos em 1968. Quando um neto do autor deu suporte à produção do filme, o resto da família o deserdou por isso.

- O filme rendeu cerca de U$200.000 à Nova Zelândia, o que fez com que o país criasse um cargo governamental somente para trabalhar com as finanças geradas pelo filme.

- Uma grande quantidade de cabelo teve que ser importado para que se pudesse produzir as asas das personagens. Descobriu-se que mulheres na Rússia estavam cortando seus cabelos e vendendo-os à produção do filme.

- Dentre as 3.000 pessos que trabalham no filme, cerca de 300 delas – o que corresponde a 10% do toda a equipe – trabalharam no setor de arte e decoração.

- As filmagens dos três capítulos de O Senhor dos Anéis, que foram rodados simultanemente, demoraram 274 dias para ficar prontas.

PERFIL: IAN MCKELLEN
Ian Mckellen, ator inglês nascido em 1939 é um grande e talentoso ator que volta e meia interpreta personagens marcantes. Além do cinema, também atua no teatro. Filho de um engenheiro civil e neto de pastores, ele foi criado assim em um ambiente religioso. Sua mãe morreu quando tinha 12 anos e seu pai quando ele tinha 24. Em 1988 durante um programa de rádio ele assumiu publicamente sua homossexualidade e desde então tem sido desde então ativista de várias causas relacionadas aos direitos dos homossexuais.
O seu interesse por atuar começou ainda jovem por incentivo de seus pais que o levavam diversas vezes a peças de teatro. Esse interesse foi intensificado graças a produções escolares. Ao passo que via grandes nomes do teatro da época atuarem sua paixão aumentava. Em 1961 concluiu sua formação em artes e no mesmo ano realizou seu primeiro trabalho profissional como ator. O seu nome crescia cada vez mais no teatro e por várias vezes atuou em papeis principais em peças do Shakespeare.

Seu primeiro papel no cinema foi em 1969 no filme “Um Toque de Amor”. Apesar disso foi mais recentemente que ele veio ganhar grande destaque aos olhos do público norte americano. Sua participação em franquias de sucesso também o ajudou a aumentar ainda mais sua visibilidade. Quem não se lembra dele em qualquer filme da franquia “O Senhor dos Anéis” como Gandalf ou dele em “X-Men” (2000) como Magneto?

O mais recente trabalho do Sir Ian que ainda está para ser lançado é no filme “O Hobbit”. Além de “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” (2001), pode-se encontrar aqui no UOPM também a resenha de “Deuses e Monstros” (1998) filme que também conta com a participação do Ian.

INDICAÇÕES (4 vitórias):
1. Melhor Filme: Peter Jackson, Fran Walsh e Barrie M. Osbourne
2. Melhor Diretor: Peter Jackson
3. Melhor Ator Coadjuvante: Ian McKellen
4. Melhor Roteiro Adaptado: Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens
5. Melhor Fotografia: Andrew Lesnie (venceu)
6. Melhor Maquiagem: Peter Owen e Richard Taylor (venceu)
7. Melhor Direção de Arte: Grant Major e Dan Hennah
8. Melhor Figurino: Ngila Dickison e Richard Taylor
9. Melhores Efeitos Visuais: Jim Rygiel, Randall William Cook, Richard Taylor e Mark Stetson (venceu)
10. Melhor Som: Christopher Boyes, Michael Semanick, Gethin Creagh e Hammond Peek.
11. Melhor Trilha Sonora Original: Howard Shore (venceu)
12. Melhor Edição: John Gilbert
13. Melhor Canção Original: Enya, Nick Ryan e Roma Ryan por May it be.

por Levi Ventura

Um comentário:

J. BRUNO disse...

Indiscutivelmente uma obra prima, eu pessoalmente gosto de analisar as 3 partes como uma obra só...

No ano passado eu escrevi uma crítica da trilogia em meu blog, se der passe lá depois para conferir: http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/04/senhor-dos-aneis-trilogia.html

Ah, eu já estou ansioso para conferir "O Hobbit", certamente mais oscars virão...

diHITT - Notícias