segunda-feira, 21 de junho de 2010

Oscar 2006 - Capote


Em 2005, a vida do famoso escritor norte-americano Truman Capote foi retratada no filme Capote, cuja abordagem se foca no período de cinco anos em que o autor se dedicou à análise dos homens que assassinaram uma família no Kansas. Desse modo, essa produção narra um período importante na vida de Capote bem como define os momentos que antecedem o seu ápice como escritor.

O personagem-título foi defendido por Philip Seymour Hoffman e parece consenso que a caracterização do ator tornou-o bem próximo daquilo que Capote realmente era. Com função de coadjuvante, Catherine Keener interpretou Nelle Harper Lee, autora que compôs o famoso livro To Kill a Monckingbird (O Sol é Para Todos). A Academia reconheceu nas interpretações dos dois atores qualidades suficientes para indicá-los e, assim, a obra cinematográfica Capote conquistou cinco indicações – inclusive na categoria principal.

PERFIL: Philip Seymour Hoffman

Filho de um ator de teatro, Philip Seymour Hoffman nasceu em Rochester, New York, subúrbio de Fairport em 23 de julho de 1967. Durante o ensino médio, envolveu-se com peças de teatro na escola e graduou-se na Escola de Artes da Univerdade de Nova Iorque em 1989. Seu primeiro papel foi em 1991 e, já no ano seguinte, teve um papel de destaque no filme My New Gun. Depois de passar por vários papéis coadjuvantes, em 1997 ganhou destaque em Boogie Nights, filme de Paul Thomas Anderson. Ele rapidamente se tornou um ícone do cinema indie e participou de filmes como Felicidade (1998), Flawless (1999), A Talentoso Mr. Ripley (1999), Magnolia (1999), Quase Famosos (2000) e State and Main (2000).

Sua consolidação veio no ano de 2006, quando foi indicado e premiado pela sua interpretação como Capote, que lhe rendeu outras muitas nomeações a outros prêmios. Dois anos depois, em 2008, seria indicado como coadjuvante por Jogos do Poder e, em 2009, receberia sua terceira indicação (segunda como coadjuvante) pela filme Dúvida. No teatro, o ator também teve destaque, sendo indicado a dois Tony por suas interpretações na Broadway.

CURIOSIDADES:

- Philip Seymour Hoffman recebeu 23 prêmios pela sua interpretação como Capote;

- Sua atuação é rankeada como a 35ª melhor performance de todos os tempos.

- Como Ator Principal, em 2006, Hoffman (Capote) venceu Heath Ledger (Brokeback Mountain). Em 2008, como Ator Coadjuvante, Ledger (The Dark Knight) venceu Hoffman (Dúvida).

INDICAÇÕES / PRÊMIOS:
  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor (Bennet Miller)
  • Melhor Ator (Philip Seymour Hoffman)
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Catherine Keener)
  • Melhor Roteiro Adaptado

Nenhum comentário:

diHITT - Notícias