sábado, 19 de junho de 2010

Oscar 2006 - Johny e June


Inquestionavelmente, as cinebiografias estão em voga e, a cada ano, vários filmes sobre personalidades famosas são lançados. E essas obras usualmente são bem estruturadas cinematograficamente, o que garante a essas produções pelo menos algumas indicações – e foi exatamente o que aconteceu com Johnny e June. Há nesse filme uma série de qualidades e talvez o seu objetivo máximo tenha sido agradar a todos os fãs dos cantores protagonistas dessa obra.

Como muitos devem saber, Johnny Cash foi um famoso cantor de música country que passou pela experiência de estar no topo e depois no quase absoluto fracasso. O filme aborda a sua vida desde a sua conturbada infância, marcada pela morte trágica do irmão e pelo relacionamento complicado com o pai (que perduraria até a idade adulta), até o seu envolvimento amoroso com June Carter, que teve participação fundamental na reconstrução da vida de Johnny quando este já não conseguia mais se manter sóbrio.

Somente pela trajetória dramática depreendida pela sinopse que eu fiz podemos perceber o quanto a Academia deve ter adorado tal produção. A somar, há o fato de que o filme atingiu não somente a massa popular que tinha como ídolo o cantor como também chegou às elites, o que talvez tenha influenciado um pouco mais a decisão dos votantes a indicar Johnny e June a cinco categorias na 78ª edição do Oscar. Tomando como motivos apenas os fatores intrínsecos como fundamentos para as nomeações aos prêmios, é necessário comentar sobre o desempenho dos atores centrais, que desenvolveram bem os seus personagens e também devo dizer que o filme faz jus à sua temática, sendo portanto uma produção com bastantes músicas que representam os vários momentos da vida do cantor Johnny e de sua companheira June.

Como acontece em algumas ocasiões, os dois atores de destaque – Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon - receberam indicações, respectivamente nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, o que indica o quanto os seus trabalhos foram valorizados pela Academia, que também indicou o filme às categorias Melhor Figurino, Melhor Montagem e Melhor Som.

PERFIL: Reese Witherspoon
Reese Witherspoon nasceu em 1976 nos Estados Unidos e é filha de um cirurgião e de uma professora universitária. Quando criança morou na Alemanha, onde o seu pai trabalhava para as Forças Aéreas estadunidenses. Uma dos mais curiosos fatos acerca da sua vida se mostra na descendência direta que Reese tem com John Witherspoon – uma figura histórica e muito notável na História dos Estados Unidos, já que assinou a carta de independência daquele país e também fundou a Universidade de Princeton.

Reese, nascida Laura Jean Reese Witherspoon, chegou a cursar Literatura na universidade, mas desistiu do curso para investir na carreira de atriz. Ela tem se destacado não apenas como atriz, mas também como modelo comercial, sendo inclusive a embaixadora da marca Avon, e produzindo filmes, já que é dona de uma produtora, Type A. Reese foi casada com Ryan Philippe, ator que conheceu nos sets de filmagem de Segundas Intenções, de 1999, e com ele tem dois filhos. Separou-se dele em 2006 e pouco depois engatou um romance com Jake Gyllenhall, o qual também não deu certo.

Participou de várias séries de comédia – como a conhecidíssima série Friends – e também marcou presença em muitos filmes, alguns dramáticos, outros cômicos. O seu maior destaque ocorreu quando protagonizou Elle Woods, no famoso Legalmente Loira. A crítica, porém, percebeu os eu talento quando ela concebeu June Carter – a transposição realizada pela atriz foi muito elogiada e ela chegou ao topo de sua carreira naquele ano, quando recebeu o Oscar por sua participação como lead actress. Em 2007, um ano após receber o prêmio máximo do cinema, ela também foi cotada como a atriz mais bem paga e essa sua valorização permanece até hoje

CURIOSIDADES:


- Os próprios Johnny Cash e June Carter aprovaram que os atores Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon os interpretassem no cinema.

- Quase oito anos foram necessários para que o filme pudesse finalmente ser concebido.

- Os dois atores tiveram aulas de canto – e ele também aprendeu guitarra – para que eles mesmos pudessem cantar suas canções no filme.

INDICAÇÕES / PRÊMIOS:

- Melhor Ator (Joaquin Phoenix)
- Melhor Atriz (Reese Witherspoon)
- Melhor Figurino
- Melhor Montagem
- Melhor Som


2 comentários:

Alan Raspante disse...

Gosto bastante deste filme, mesmo gostando muito da Reese, acho que seu Oscar foi um pouco 'precipitado', ela teve uma boa interpretação, mas não acho digno de Oscar.
Abs

LuEs disse...

Devo concordar totalmente com o Alan. A interpretação de Reese foi realmente muito boa, mas eu no máximo a indicaria. Para mim, o prêmio de melhor atriz daquela edição do Academy Awards deveria ter sido de Felicity Huffmann.

diHITT - Notícias