sexta-feira, 18 de junho de 2010

Oscar 2006 - A Lula e Baleia


A dramamédia "The Squile and the Whale (A Lula e a Baleia)" disputou com Crash, Boa Noite e Boa Sorte, Match Point e Syriana o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2006. O filme, produzido por Wes Anderson e dirigido por Noah Baumbach (Margo e o Casamento, Greenberg), traz Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline como membros de uma família em crise.

Ambientado no Brooklyn, em 1986, esse drama aborda, com um realismo extraordinário, os entremeios da família Berkman. Bernard (Jeff Daniels), que já foi um romancista de sucesso, e sua esposa Joan (Laura Linney), uma escritora que começa a desabrochar, já desistiram de seu casamento. Seus dois filhos, Walt (Jesse Eisenberg), de 16 anos, e Frank (Owen Kline), de 12, são deixados à própria sorte, sendo obrigados a lidar com seus sentimentos confusos e conflituosos.

O roteiro aborda o tema de maneira correta e extremamente realística (como a própria sinopse já faz questão de deixar claro), quem já passou pela mesma situação que os irmãos Walt e Frank Berkman, pode perceber isso com maior facilidade. É interessante ver a mudança comportamental dos personagens; quem assiste também pode mudar, constantemente, de opinião sobre eles ao decorrer da história.

Sucesso de crítica quando foi lançado, A Lula e a Baleia e outro - assim como Retratos de Família - filme independente presente na 78ª edição do Oscar. O filme também recebeu indicações ao Independente Spirit Awards e Globo de Ouro, e, além disso, ganhou os prêmios de melhor direção e melhor roteiro dramático no Sundance Film Festival.

PERFIL: Laura Linney

Nascida em Nova Iorque em 5 de Fevereiro de 1964, a atriz Laura Linney iniciou sua carreira na televisão. Em 1992 fez seu primeiro filme, uma pequena participação em O Óleo de Lorenzo. Passou a ser mais conhecida pelo público ao contracenar com Jim Carrey em O Show de Truman, onde interpretou a "falsa" esposa do personagem título.

Atuou em You Can Count on Me (Conte Comigo), onde emocionou muitos pela sua atuação ao lado de Mark Ruffalo, irmão de sua personagem (É impossível se esquecer da tomada final entre os personagens, é de emocionar). Sua performace nesse filme chamou bastante atenção e Laura acabou recebendo nomeações em várias premiações do cinema, inclusive sua primeira indicação ao Oscar.

Entre um filme e outro, ainda encontrou um tempo para se dedicar a TV; em 2001 fez Wild Iris e a minissérie More Tales of the City, e, em 2003 participou de 5 episódios da série Frasier. Todos esses trabalhos resultaram em várias indicações ao Emmy Award - Ganhou duas deles: "Melhor atriz em Minissérie ou Filme" por Wild Iris e "Melhor Atriz Convidada em Série Comédia" por Frasier.

De 2001 até 2008, o destaque em sua filmografia são: A Vida de David Gale, Kinsey: Vamos Falar de Sexo? (recebeu sua segunda indicação ao Oscar por esse), Segunda Chance, O Exorcismo de Emily Rose e A Família Savage; pelo qual recebeu sua terceira indicação ao Oscar.

Seus próximos projetos para o cinema são Morning (O Amanhecer), Sympathy for Delicious, The Detais e The Sum of All Fears. Além disso, Laura Linney também estrela The Big C, nova série da Showtime criada por Darlene Hunt (Will & Grace).

CURIOSIDADES:

- A Lula e Baleia foi rodado em apenas 23 dias;

INDICAÇÃO:
  • Melhor Roteiro Original

2 comentários:

Marcelo A. disse...

Taí um filme que acho bonito, mas que, pra mim, faltou algo mais - não sei explicar. Agora, Laura Linney sempre vale muito a pena. Sou fanzão.

Thiago Paulo disse...

Faltou um final, porque o filme parece não terminar.

diHITT - Notícias