quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oscar 2006 - Marcas da Violência


Milbrook, Indiana. Tom Stall, interpretado por Viggo Mortensen, levasua vida junto da esposa e dos filhos até que um assalto muda o rumo do seu destino. Para defender seus clientes, Tom mata o cara que tenta roubar seu restaurante. O povo aclama Tom como o herói da cidade, mas tudo o que o pobre quer é voltar à vidinha pacata de antes. É aí que Carl Fogarty (Ed Harris) atravessa o seu caminho, jurando que os dois têm contas a acertar. Quem é Carl? O que existe entre ele e Tom? Quem é o verdadeiro Tom?

Esse é o mote de "Marcas da Violência", longa dirigido pelo veterano David Cronenberg e que concorreu nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Willian Hurt) e Melhor Roteiro Adaptado na 78ªEdição dos Academy Awards.

Baseado numa HQ do mesmo nome, o filme prende a atenção do espectador,mas peca em algumas cenas longas e desnecessárias, como as de brigaque, muitas vezes, parecem coreografadas.

Resumo da ópera: "Marcas da Violência" não é um filme fundamental, imperdível. Mas é correto e cumpre bem o seu papel, principalmente pelas boas atuações de Willian Hurt e da dupla Viggo Mortensen e Maria Bello.

PERFIL: DAVID CRONENBERG

David Paul Cronenberg é canadense, nascido em 1943. Tornou-se conhecido por sua filmografia "body horror" com títulos como A Mosca e Gêmeos, Mórbida Semelhança. Desde bem novo, enviava suas histórias para revistas especializadas em ficção científica.

Não é um diretor que costuma trabalhar com os grandes estúdios de Hollywood, mas seus filmes sempre obtiveram algum êxito. Videodrome -A Síndrome do Vídeo, por exemplo, foi aclamado por Andy Warhol como a"Laranja Mecânica" dos anos 80, servindo como referência para a geração cyberpunk.

Depois fez A Hora da Zona Morta, baseada em obra de Stephen King e o seu clássico dos clássicos "A Mosca". Ganhou prêmios importantes, na década de 90, por filmes como Crash eeXistenZ. "Marcas da Violência" e "Senhores do Crime" são seus dois êxitos durante os anos 2000.

CURIOSIDADES:Você sabia que...

... Marcas da Violência foi um dos últimos filmes de Hollywood lançado em VHS?

INDICAÇÕES:
  • Melhor Ator Coadjuvante
  • Melhor Roteiro Adaptado

Um comentário:

Thiago Paulo disse...

Eu gosto bastante desse filme. Não tinha lido nada sobre ele, e quando aluguei foi uma grata surpresa. O elenco está muito bem.

diHITT - Notícias