quinta-feira, 3 de junho de 2010

Oscar 2006 - Terra Fria


Terra Fria é uma história panfletária e que levanta bandeiras, no caso contra o assedio sexual que uma mineradora (Charlize Theron) sofre em seu local de trabalho. Defender posições em contraste a apresentar uma narrativa pode causar problemas se o idealizador do projeto e equipe não consigam fugir apenas do discurso.

Não que o discurso seja inválido, mas o discurso pelo discurso é cansativo, professoral e maçante e esse é principal problema desse filme.

Terra Fria se concentra tanto em "mostrar a causa" que esquece que no meio disso, ainda existe uma história para contar.

A diretora Niki Caro age mais como uma manifestante em protesto do que como diretora. Soa irritante quando pela enésima vez um homem é mostrado como um canalha e aproveitador. Ok, é a Charlize Theron, mas mesmo assim, é impossível acreditar que todos ali só querem se aproveitar da mocinha.



Para piorar, as mulheres são representadas como "mulas caladas", que não se impõem diante dos fatos. Em cada frame a diretora parece querer reforçar essa situação: os homens não prestam e as mulheres são submissas.

O discurso e a denúncia não funciona, e Theron conseguiu sua indicação, pois a sinopse parecia indicar que Terra Fria era um tipico filme de Oscar. História de gente sofredora, que vence na vida conseguindo superar as adversidades, e como ela é uma estrela, fica bem indicar uma musa fazendo papel de "gente comum". McDormand também conseguiu uma indicação, mas uma vez apoiada pelo "lobby" do tema, já que não vi nada demais em sua performance.

Terra Fria é esse frankenstein que tenta denunciar uma situação asquerosa, mas se perde ao achar que no meio do caminho a história dessas pessoas poderia ser esquecida.

2 comentários:

Thiago Paulo disse...

Eu gostei desse filme, mas acho que foi mais pela atuação de Charlize Theron.

Gostei mais da parte do tribunal, que do restante do filme.

Achei que Sissy Spacek foi pouco aproveitade, e Frances McDormand está muito bem, mas fico na dúvida se valeria uma indicação ao oscar.

Abraço, ótima crítica Alexandre.

LuEs disse...

Concordo com você. Terra Fria tem um roteiro que se embasa muito em mostrar situações em vez de desenvolvê-las: são várias fotografias de momentos ruins, sem nada que as conecte.

Considerando as atrizes indicadas, não vejo problema algum nas indicações de Theron e McDormand... Afinal, se Keira Knightely foi indicada, por que não Theron? Acho que 2006 teve indicações estranhas, mas... tudo bem...

Assim como o Thiago, gosto muito da parte do julgamento! Acho até emocionante!

Muito boa a resenha, Alexandre.

diHITT - Notícias