quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Oscar 1952 - Abertura

"Sinfonia de Paris", eleito o melhor filme da noite. Será mesmo?
Em 1952 aconteceu a 24ª Academy Awards, e o grande favorito da noite, como 8 indicações, foi “Quo Vadis”,  um dos filmes mais caro de sua época.  Mas, mesmo assim, acreditem, esse clássico saiu sem nenhuma estatueta da cerimônia. O filme disputou o prêmio com “Sinfonia de Paris”, “Uma Rua Chamada Pecado”, “Um Lugar ao Sol” e “Decisão Antes do Amanhecer”. Ao que parece a disputa aí estava entre Quo Vadis, A Place in the Sun e A Streetcar Named Desire. Mas acabou que o filme musical – “Sinfonia de Paris” – acabou conquistando o prêmio. O filme estrelado por Gene Kelly, e que conta a história de um pintor americano que vai tentar a sorte em Paris, foi um dos primeiros musicais a ganhar um Oscar. Sem dúvida, foi essa grande surpresa da noite.

Pelo que se percebe e se comenta, 1952 foi o ano das grandes atuações. Não que as outras categorias não mereçam ser comentadas, mas, não resta dúvida, a disputa de Melhor Ator e Melhor Atriz chama muito mais a atenção que qualquer outra categoria dessa edição.

Na categoria Melhor Ator: Humprey Bogart ganhou o prêmio, e dizem que foi mais pela sua carreira e pelo seu então retorno (Bogart havia recebido apenas uma indicação até o momento e foi indicado apenas três vezes ao Oscar). Quem disputou a estatueta com ele foi Marlon Brando, que recebeu sua primeira indicação, e merecia o prêmio devido seu grande desempenho em “Uma Rua Chamada Pecado”. Uma curiosidade é que em 1954 os dois disputaram o Oscar novamente, e Brandon acabou ganhando. Também estavam na disputa Montegomery Clifft,  Fredric March e Arthur Kennedy.

Já a categoria Melhor Atriz foi marcada pela grande disputa entre Vivian Leigh e Katharine Hepburn. Obviamente quem ganhou foi Leigh com sua interpretação teatral divina. Também foram indicadas as atrizes Shelley Winters, Jane Wyman e Eleonor Parker

Diferente da edição anterior, essa promete e, com certeza, cumpre.  Vamos lá, esses clássicos nos espera.

por Thiago Paulo

2 comentários:

Luís disse...

O que eu tenho pra dizer sobre essa edição é que as escolhas para Melhor Filme e Melhor Diretor são bem estranhas - além do que, como o Thiago comentou bem, as categorias de atuações seem um verdadeiro destaque.

Vamos acompanhar, galera, o que virá por aí.

Alan Raspante disse...

No Oscar de 52, eu apenas conferi Um Lugar ao Sol e Uma rua chamada pecado. Apenas esses dois.

Concordo, Bogart ganhou o prêmio mais pela carreira mesmo. Oscar de consolação, rs

diHITT - Notícias